A primeira cirurgia HOLEP da região foi realizada com sucesso pelo médico urologista Dr. Michel João, juntamente com a equipe de anestesiologia. no Hospital de Caridade de Erechim, marcando um avanço importante no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna.
A Holep - “HOLMIUM LASER ENUCLEATION OF THE PRÓSTATA”, é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva utilizada para tratar a Hiperplasia Prostática Benigna (Próstata aumentada).
A técnica permite a remoção completa do adenoma prostático via endoscópica uretral sem necessidade de incisões. É indicado para próstata de todos os tamanhos, mas preferencialmente para próstata acima de 80 gramas, para pacientes com comorbidades ou que utilizaram anticoagulantes.
Possui várias vantagens, como menor tempo de internação, baixa taxa de recidiva e causa um menor risco de sangramento em comparação com outras técnicas utilizadas para remoção de grandes Adenomas prostáticos principalmente os maiores de 80 gramas, preservando a função sexual.
A recuperação do paciente é mais rápida e a internação hospitalar tende a ser mais curta.
É importante discutir a possibilidade de realizar HOLEP, avaliando os benefícios e riscos da técnica. É uma opção eficaz mas nem todos os pacientes são candidatos ao procedimento.